Registro de ponto digital reduz hora extra indesejada
Controle de Jornadas auxilia empresas no gerenciamento de equipe. Um dos principais desafios da gestão de uma empresa é encontrar as pequenas falhas do dia
É uma solução que administra o período em que o colaborador trabalha: orientando a marcar o ponto, fazendo o bloqueio da sua estação de trabalho quando a rede é acessada sem registro do ponto, ou quando a jornada de trabalho termina. Tudo isso de forma parametrizável, enviando lembretes, alertas e tornando a experiência muito simples e prática no dia a dia do colaborador.
O colaborador só poderá acessar a rede da empresa conforme os horários parametrizados para ele de acordo com a sua jornada, que inclusive poderá ser flexível, com mobilidade na entrada e saída, contar com extensões de jornada e autorizações de trabalho em horário extraordinário e dias não úteis. Além disso, permite que o colaborador faça solicitações de extensão de jornada (horas extras) diretamente da plataforma para serem aprovadas pelo seu gestor!
O Controle de Jornadas é flexível, atendendo tanto os colaboradores in loco como aqueles à distância. A solução é 100% web, e se integra com qualquer sistema de tratamento de ponto/folha que a sua empresa utilize.
Possuí o Portal do Colaborador onde a marcação de ponto pode ser feita e o Portal do Gestor e RH, que fornecem dados estratégicos em relatórios e gráficos no dashboard, possibilitam desbloquear as estações de trabalho dos colaboradores, parametrizar a jornada da equipe, customizar as mensagens de bloqueio, configurar o workflow de aprovações, entre outras ações.
O Controle de Jornadas existe há 6 anos, mas ganhou especial relevância após a pandemia, onde várias empresas tiveram que migrar seus funcionários para o sistema de home office ou teletrabalho ao mesmo tempo que buscavam manter o engajamento, segurança e controle dos colaboradores.
Esse modelo de trabalho não é uma novidade, muitas organizações já buscavam otimizar recursos, reduzir custos e oferecer aos seus colaboradores mais qualidade de vida através dessa modalidade, mas haviam questões que barravam a implementação de um programa de Home Office por parte das empresas: a incerteza de produtividade, de segurança jurídica e comprometimento dos colaboradores, além das horas extras indesejadas que porventura podem ser realizadas sem autorização da organização. Com a pandemia as empresas foram impelidas para essa modalidade de trabalho, sem ter essas questões resolvidas.
A área de Recursos Humanos define os parâmetros gerais a serem cumpridos por toda a empresa de acordo com a suas normas e regras. Por sua vez, cada gestor atua dentro do limite parametrizado pelo RH, cadastrando mobilidades de entrada e saída, extensões de jornada previamente acordadas, além de aprovar ou não as solicitações de horas extras e desbloqueio de estações de trabalho dos colaboradores sob sua gestão.
A critério da empresa, os colaboradores poderão deixar de utilizar o REP e passar a ter acesso a uma plataforma web – Portal do Colaborador – para consultar e efetuar as marcações de ponto, que serão enviadas ao sistema de folha de pagamento automaticamente.
Além disso, o Controle de Jornadas possui uma interface que possibilita a integração com o sistema de folha de pagamento para coletar os dados cadastrais, horários, escalas, afastamentos, férias, hierarquia, e outras informações de RH, ou seja, não é necessário replicar manualmente os dados dos colaboradores no novo sistema.
Tipos de bloqueio
Existem dois tipos de bloqueio, o imediato, quando o colaborador acessa a rede fora do horário de trabalho, e o reversível, em que o colaborador recebe diversos avisos instruindo em como evitar o bloqueio que está próximo de acontecer. Tais bloqueios ocorrem quando falta marcação de entrada ou o colaborador permanece com sua máquina ainda conectada à rede após efetuar marcação de saída; quando chega o horário limite para saída do intervalo ou o horário final do expediente, entre outros.
Os bloqueios reversíveis podem ser evitados com as devidas providências, como por exemplo marcações de entrada e saída nos horários corretos e solicitações de extensão de jornada. Por exemplo, o colaborador inicia a sua jornada sem marcação de ponto de entrada, ele então recebe um alerta/lembrete de marcação de ponto, se em x tempo a marcação ainda não tiver sido efetuada, sua estação de trabalho é bloqueada. Para voltar a ter acesso à rede ele poderá marcar seu ponto na máquina de um colega, solicitar pessoalmente o desbloqueio ao seu gestor ou esperar o tempo de carência para liberar a sua máquina.
Outra situação comum é o colaborador ser bloqueado ao final da sua jornada, apesar dos avisos recebidos de proximidade do final de expediente solicitando que a marcação de saída fosse efetuada. Nesse caso, para voltar a acessar à rede, ele precisará solicitar uma extensão de jornada ao seu gestor.
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